alho beneficios e maleficios

Para quem não sabe o alho é da família da cebola e do alho-poró, em seus muitos benefícios, ela possui o poder de reduzir o colesterol e a pressão arterial, tem uma forte ação germicida que ajuda no combate as infecções e ainda possui antioxidantes que combatem o envelhecimento dentre muitas outras propriedades. Acredita-se que a maioria dos benefícios apresentados pelo alho deve-se a riqueza de substâncias sulfurosas em sua composição.

A sua ação mais saudável e mais benefíca ao organismo é a capacidade de melhorar as condições do coração com as suas ações germicidas e anticancerígenas.

O alho possui inúmeros benefícios desconhecidos pela maioria da população e é muito utilizado na culinária do dia a dia. Alimentos como: Arroz, feijão, carnes e temperos utilizam o alho, seja ele ao natural ou seco para dar mais sabor a sua refeição.
O alho possui ação diurética e laxativa, auxilia no processo de desintoxicação e no tratamento de infecções intestinais, problemas com a digestão, pressão alta e impotência.

maleficios do alho para a saude

Você conhece as propriedades do alho?
É incontestável o valor efetivo do alho, no que se refere a prevenção no tratamento de diversas afecções, pesquisas indicam a presença de algumas substâncias que possui efeitos terapêuticos. Quando trata de coração, o alho é um ótimo aliado, veja porque:

O óxido dialildissulfeto tem como função, reduzir os níveis de colesterol e lipídeos do sangue;
O germânio é um elemento condutor de oxigênio que possui uma ação revigorante e também rejuvenescedora, isso devido a capacidade de condução de oxigênio. Também possui agentes hipotensores que auxiliam no controle da pressão arterial em provocar os efeitos secundários;
O selênio, por sua vez, é um mineral que protege o coração ajudando na prevenção da formação de ateromas, coágulos e ainda auxilia na normalização da pressão arterial;
Para fechar, o alho possui alicina e alina, que possui efeitos antibacteriano e anti-inflamatórios.

Agora, vamos aos benefícios:

Ajuda na prevenção de doenças coronárias e circulatórias. É muito recomendada para o tratamento de esclerose cerebral;
Ajuda na prevenção de infartos;
Reduz a coagulação do sangue;
Reduz a pressão sanguínea;
Ajuda no combate de infecções causadas por bactérias, virús e por fungos (utilizado no tratamento de fungos em dermatofitos, como a Cândida Albicans);
Diminui o risco de ocorrências de câncer do estômago;
Diminui os níveis de açúcar e glicose no sangue, auxiliando no combate da diabetes;
Age como hipocolesterolemiante;
Age como anti helmíntico suave;
Possui efeito expectorante;
Pode ser utilizado no combate de problemas de artrite, estando em forma de tintura ou até mesmo em outras formas.

No uso externo, pode ser utilizado em frieiras e verrugas.

Possui ação diurética causada pela fructosanos (moléculas de frutose). O seu óleo contém dissulfuro de alilo que é proveniente da decomposição da alicina. Contém as vitaminas B1, B2, A e C, iodo e ainda vestígios de urânio. Devido a sua composição, o alho possui várias ações no organismo.

O alho também é muito benéfico se juntar ao azeite de oliva extra virgem:
Ajuda na eliminação das dores nas articulações;
Auxilia na limpeza das artérias devido aos ácidos graxos que são presentes nessa composição;
Nos casos de derrame ocular, a junção desses elementos ajudam a dissolver o sangue pisado;
Ajuda na proteção de infecções e gripes;
Promove a limpeza dos pulmões;
Cada 100g de alho o corpo está absorvendo 113kcal de energia, 7g de proteínas, 0,2g de lipídeos, 23,9g de carboidratos, 4,3g de fibras, 14mg de cálcio, 149mg de fósforo, 5mg de sódio, 535mg de sódio, 21mg de magnésio e 0,44 de vitamina B6.

maleficios do alho em excesso

Contra indicação do Alho
Em gestantes pode haver contração do útero. Em lactantes pode ocasionar cólicas no recém-nascido pelo leite materno.

O consumo de alho aumenta o risco de hemorragias retardando o tempo de coagulação, assim não consuma se estiver próximo a alguma cirurgia (Ex.: cirurgia dental).

Para pessoas que tomam hipoglicemiantes, o alho deve ser consumido com cautela por poder abaixar o nível do açúcar no sangue.

Quem tem problemas gástricos ou úlceras moderar o uso e em crianças evitem o uso tópico, causam reações desagradáveis.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *